A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ceia de Ano Novo tem que ter lentilha!

Comer um prato de lentilhas: essa é uma tradição indispensável na passagem de ano, para atrair boa sorte e prosperidade, mas existem outros alimentos que também são símbolos de fartura e podem farte parte da sua mesa, inclusive como decoração.

Arroz - representa fartura para os orientais.

Cereja - dizem que garante a presença do amor durante todo o ano.

Frutas secas - atraem a boa sorte (castanhas, amêndoas, tâmaras, damasco). Se isso for mesmo verdade, sou uma das pessoas mais sortudas do planeta, pois como frutas secas diariamente... rs

Louro - adicionado à lentilha, aumenta a prosperidade. Guardar uma folha dele na carteira atrai dinheiro.

Romã - suas 365 sementes garantiriam bons fluídos para cada um dos dias do ano e dinheiro; veja aqui uma receita feita com ela.

Uvas - comer 7 bagos à meia-noite simboliza sucesso financeiro.

Maçã - para quem busca uma conquista amorosa.

É certo e sacramentado que farei uma receita com lentilhas para a minha ceia do dia 31, quando comerei uma boa porção delas ao soar das 12 badaladas da meia-noite!

Essa receita, originalmente, é da Yoki, vem numa das embalagens de lentilhas que a empresa comercializa e fiz algumas modificações, como retirar o caldo de bacon (por razões óbvias, sendo vegetariana), o alho (quando a receita pede alho e cebola, fico apenas com um deles), tostando levemente as amêndoas, em lugar de torrá-las, adicionando canela, como fazem os indianos e mudando a maneira de fazer. Hahahahahaha... ainda é a receita da Yoki?

LENTILHA COM AMÊNDOAS E ESPECIARIAS

Ingredientes

2 CS de óleo vegetal
uma cebola grande picada
uma cc de cúrcuma (açafrão da terra) em pó
1/2 CS de coentro em pó
1/2 cc de cominho em pó
50 g de amêndoas tostadas picadas
uma xícara de lentilha (a da Yoki não é orgânica, se puder, compre uma que seja)
uma CS de molho de tomate bem encorpado
uma CS de sal marinho com ervas (manjerona, salsa, cebolinha etc)
uma pitada de pimenta do reino moída
uma pitada de açúcar
um pouquinho de canela e azeite de oliva para a finalização
água o bastante, para o cozimento

Como fazer

Cozinhe a lentilha em água, o suficiente para cobri-la e mais um pouco (aproximadamente 650 ml). Regue com um fio de óleo. Quando a água ferver, ponha em fogo baixo. Acrescente o sal com as ervas, a pimenta e o açúcar quando estiver quase no final do cozimento (os grãos macios). Reserve.

À parte, doure no óleo a cebola, a cúrcuma, o coentro e o cominho. Adicione à lentilha, mais o molho de tomate e deixe cozinhar por 10 minutos.

Corrija o tempero e adicione as amêndoas. Salpique canela em pó e regue com azeite de oliva

Muita prosperidade, sucesso e conquistas em 2012 a todos!

Nenhum comentário: